Curso Teórico: Introdução a Nutrigenética e Nutrigenômica PDF Imprimir E-mail

 

 

 

 

Personalizando a Dieta: Curso Introdução à Nutrigenètica e Nutrigenômica

 

Assista o vídeo com amostra do módulo 12 - Obesidade


http://www.youtube.com/watch?v=UrD05oCCS6o

Vários micronutrientes participam de diversos processos biológicos, os quais associados a nossa singularidade genética, levam a  efeitos variados em cada pessoa. A dieta que funciona bem para alguns indivíduos, talvez não ajude outros  a perder um quilo. Estudos da interação gene e alimentação deram origem a Nutrigenômica, que busca avaliar a influência dos micronutrientes e compostos bioativos na estrutura dos genes e na regulação da expressão gênica, e a Nutrigenética, que avalia a influência de polimorfismos gênicos nas necessidades de nutrientes e compostos bioativos, determinando a suscetibilidade ao desenvolvimento de várias doenças como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, etc, que atualmente são as principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo.  Portanto tanto a Nutrigenômica como Nutrigenética podem fornecer ferramentas  fundamentais para que especialistas estabeleçam intervenções nutricionais personalizadas, o que pode reduzir o risco de doenças, que associados a outros fatores, como por exemplo atividade física, podem levar a uma sensível melhora da qualidade de vida. Além disso, com a evolução dessas áreas de conhecimento, no futuro especialistas poderão prescrever uma dieta exclusiva para emagrecimento e ganho de  massa muscular com menos  esforço, levando a um corpo mais bonito e saudável e ao mesmo tempo tornar o indivíduo mais ativo nas tarefas do dia a dia.

Em virtude do grande sucesso dos Cursos ministrados e da contínua procura, a empresa MULTIGENE – Educação, Pesquisa e Serviços Personalizados em Genética Toxicológica, Genética Humana, Farmacogenética e Nutrigenômica, convida alunos de graduação, pós-graduação, profissionais da área de saúde e biológica e demais interessados, a participarem do curso teórico (2 dias de curso- 16 horas): Introdução a Nutrigenética e Nutrigenômica”.

Objetivos  do Curso:

- Definir a importância da dieta na carcinogênese.

- Definir a importância da dieta para a manutenção da estabilidade do DNA.

- Estabelecer a influência da dieta na etiologia de doenças cardiovasculares e diabetes.

- Estabelecer a relação entre dieta, genoma e obesidade.

- Definir a importância da dieta na regulação gênica e epigenética.

- Conceituar Nutrigenômica e Nutrigenética

- Definir as ferramentas de nutrigenética e nutrigenômica para personalização da dieta.

 

Conteúdo Programático

- Introdução.

- DNA.

- Mutações Gênicas e Cromossômicas.

- Polimorfismos.

- Transcrição.

- Tradução.

- Regulação da Expressão Gênica.

- Epigenética.

- Nutrigenética

- Polimorfismos e interação com a dieta.

- Metabulômica

- Proteômica

- Nutrigenômica

- Nutrigenômica e Câncer

-Epidemiologia

- Nutrição e Câncer

- Obesidade e Câncer

- Agentes genotóxicos, mutagênicos e carcinogênicos.

- Micronutrientes e Estabilidade do DNA.

- Danos no DNA e dieta

- Nutrigenômica  e Doenças Cardiovasculares

- Hipertensão.

- Colesterol.

 

- Nutrigenômica e Diabetes.

- Nutrigenômica, Obesidade e Dispiledemia

- Nutrigenômica e Epigenética

- Influência de micronutrientes na regulação gênica

- Ácido fólico e metilação do DNA

- Nutrigenômica, Microbiota Intestinal, Metabolismo e cuidados personalizados de saúde.

- Nutrigenômica e Indústria Alimentícia

- Da ciência ao desenvolvimento de novos produtos alimentícios.

- Alimentos funcionais e Nutracêuticos

- Segurança e processamento de alimentos

- Expectativas da Indústria Alimentícia

- Produtos para o consumidor relacionados ao:

- Coração

- Ossos

- Otimização da resposta imune

- Processo inflamatório

- Atividade física

- Otimização de perda de peso

- Ganho de energia.

- Nutrigenômica e Agricultura

- Aplicações da Nutrigenética e da Nutrigenômica

- Nutrição personalizada

- Testes Genéticos

- Dieta individualizada

- Modelos de Estudos

- Nutrigenômica em países em desenvolvimento

- Desafios

- Futuro

 

- Conclusões.

 

Curso On-line

Disponível no Link Temporário: http://multigene.dominiotemporario.com/cursosonline.

-          Módulo 1. Apresentação da Multigene, Serviços e CursosPresenciais, em tempo Real e Online.

-          Módulo 2.Herança Biológica, Estrutura e duplicação do DNA, Mutações Gênicas e Cromossômica, Polimorfismos - SNPs e CNVs.

-          Módulo 3. Danos no DNA, Organização do gene eucarioto, transcrição, processamento do pré-RNAm, estrutura da cromatina, regulação daexpressão gênica, tradução, processamento pós  tradução e estrutura das proteínas.

-          Módulo 4.  Herança Multifatorial.

-          Módulo 5. Variação Genética, SNP, CNV, desequilíbrio de ligação, genética populacional, alimentação e saúde, prevenção, polimorfismos e dieta, metabolismo do carbono e polimorfismos e resposta individual a nutrientes.

-          Módulo 6. Sensores de odor e sabores, receptores de sabor, variaçõesgenéticas e preferência alimentar, frequência genotípica,contribuição dos haplótipos, interações gene-dieta e conceito de nutrigenética.

-          Módulo 7. Genômica, genômica nutricional, epigenética, DNTMs, acetilação de histonas, fatores ambientais modulam a expressão gênica, epigenética nutricional, nutrição molecular e nutrientes modulando a expressão gênica.

-          Módulo 8 - Fatores da dieta que afetam a metilação, ingestão pré-natal de genesteína pode reduzir o risco de obesidade, fatores nutricionais que afetam a prole, metilação em gestantes e fatores ambientais podem levar a distúrbios psiquiátricos.

-          Módulo 9. Tipos de ncRNA, micro RNA, mecanismos de ação dos miRNAs, processos patológicos relacionados ao miRNA,regulação da expressão de miRNAs pelos micronutrientes e compostos bioativos.

-          Módulo 10. Conceito de Nutrigenômica, como escolher os alimentos, alimentos funcionais, nutrição molecular, biomarcadores, efeito biológico dos alimentos.

-          Módulo 11. Transcriptômica, Proteômica, Metabolômica, Nutrição e epigenética, epigenoma e aplicaçõesda nutrigenômica.

-          Módulo 12. Definição de obesidade, fenótipo, epidemiologia, causas, fisiologia da obesidade, hormônios e neuropeptídios envolvidos, obesidade monogênica e síndromes de obesidade.

-          Módulo 13. Fatores ambientais x genéticos, hipótese do gene parcimonioso, fatores genéticos, genes envolvidos no balanço energético, genes envolvidos no controle do apetite, genes envolvidos na adipogênese, genes envolvidos no metabolismo de lipídeos, genes envolvidos na resistência à insulina, genes envolvidos na resposta a cirurgia bariátrica, genes envolvidos na resposta ao tratamento com medicamentos e testes genéticos.

-          Módulo 14.Epigenética e obesidade, imprinting,  microRNA e obesidade, microbioma e obesidade, inflamação e obesidade doenças associadas a obesidade, obesidade e câncer, obesidade e DCV, obesidade e diabetes, obesidade e doenças inflamatórias, controle do metabolismo de lipídeos com ácido retinóico,uso de  polifenóis no tratamento de obesidade com nutracêuticos e tratamento de obesidade com nutracêuticos.

-          Módulo 15. Epidemiologia, etapas da carcinogênese,ciclo celular, protooncogenes, supressores tumorais, reparo do DNA, fatores etiológicos do câncer, dieta e câncer, biomarcadores de suscetibilidade e metabolismo de xenobióticos.

-          Módulo 16. Papel de Mutágenos da Dieta na Carcinogênese, estruturas de mutágenosda Dieta,teste de Ames, mutágenos produzidos durante o preparo do alimento, inibidores das fibras do fuso mitótico, componentes naturais da dieta com atividade mutagênica, obesidade e câncer, metabolismo de lipídeos e câncer, efeitos da obesidade na produção hormonal e câncer, obesidade, hormônios e câncer endometrial, associação entre ingestão de gordura e câncer de mama, metabolismo do etanol e carcinogênese, inibidores do sistema de reparo do DNA, inibidores da topoisomerase II, micronutrientes e câncer e métodos de estudo.

-          Módulo 17. Epigenética e Câncer,hipometilação x hipermetilação, modelos de metilação emcélulas  normais e câncer, epigenoma do câncer e mutações relevantes, biomarcadoresepigenéticos em oncologia, drogas epigenéticas para terapia do câncer, miRNA e câncer, microRNAs  como oncogenes ou supressores tumorais,  SNPs em pri-miRNA e pre-miRNA, perfis de genotipagem ou expressão de miRNA para câncer, epigenética do câncer e microRNA, múltiplas etapas da carcinogênese,  marcos do câncer, alvos terapêuticos dos marcos do câncer, mecanismos de ação direta de carcinógenos genotóxicos, mecanismos de ação de carcinógenos não genotóxicos, estratégias para prevenção do câncer, possíveis ações anticarcinogênicas de componentes da dieta, alvos farmacológicos dos nutracêuticos, fitoquímicos da dieta que bloqueiam ou suprimem as etapas da carcinogênese, vitamina C e interação gênica, quimioprevenção do câncer, efeito de fitoquímicos na ativação de  NF-κB e AP1, ativação da transcrição  por NRF2, efeitos antioxidantes edetoxificantes  do sulforofano, efeitos de fitoquímicos na sinalização da β-catenin, polifenóis e metilação do DNA, fitoquímicos com possíveis ações epigenéticas, polifenóis e modificações de histonas, efeito de polifenóis na expressão de microRNA, efeito anticarcinogênico de probióticos, mecanismo de ação de fitoesteróis contra a carcinogênese.

-          Módulo 18. Tipos de Diabetes, Fatores de Risco, Papel da dieta na Diabetes Mellitus tipo 1, fatores ambientais na diabetes mellitus tipo I,fatores genéticos da diabetes mellitus tipo , resistência a insulina, processo inflamatório, diabetes monogênica, Mody, diabetes Neonatal,  Diabetes tipo 2, Etiopatologia da Diabetes tipo 2, Epidemiologia da Diabetes tipo 2,  Complicações da Diabetes tipo 2, Obesidade e Diabetes tipo 2, Tabaco e Diabetes tipo 2, fatores protetores da diabetes tipo 2, adipogênese e diabetes tipo 2,  hiperglicemia,  AGE e diabetes tipo 2, processo Inflamatório  e diabetes tipo 2, desistência à Insulina, evolução da Diabetes tipo 2, microRNA e Diabetes tipo 2, microbioma e diabetes tipo 2, fatores genéticos e diabetes tipo 2, datores dpigenéticos e diabetes tipo 2,  predição da diabetes tipo 2, componentes da dieta e regulação da expressão gênica, alvos moleculares de fitoquímicos,  vitamina E e diabetes tipo 2, polifenóis, inflamação e diabetes tipo 2 e síndrome metabólica.

-          Módulo 19. Fatores de risco,variações genéticas que predispõem a doenças cardiovasculares, variações Genéticas associadas a sabores e preferência alimentar, hipertensão, infarto, trombose, cálcio, consumo de sal, processo inflamatório, aterosclerose,hiperlipidemia, miRNA e doenças cardiovasculares, obesidade e  doenças cardiovasculares, microbiota, metabolômica e  dieta do mediterrâneo  e quimioprevenção.

-          Módulo 20.Epidemiologia da asma, fatores genéticos e epigenéticos que predispõem a asma, interação gene-dieta e asma,interação fatores ambientais e asma, obesidade e asma enutrigenômica e asma.

-          Módulo 21.Fatores de risco de doenças inflamatórias,genética e epigenética de doenças inflamatórias, nutrição e doenças inflamatórias, doença de Chron, síndrome inflamatória de Bowel eefeito anti-inflamatório de componentes da dieta.

-          Módulo 22. Genética, Epigenética, influências da dieta, prevenção, nutrigenética, nutrigenômica e envelhecimento.

-          Módulo 23. Fatores ambientais e fertilidade, obesidade, síndrome metabólica e reprodução.

-          Módulo 24. Definição de alimentos funcionais, funções dos alimentos funcionais, nutrigenética e nutracêuticos, nutrigenômica e nutracêuticos.

-          Módulo 25. Agricultura, nutrigenômicae sua aplicação em fazendas.

-          Módulo 26. nutrigenética e indústria alimentícia, nutrigenômica e indústria alimentícia, desenvolvimento de novos alimentos funcionais, nutrigenômica, patentes e comercialização e nutrigenômica e  o consumidor.

-          Módulo 27. Testes Genéticos, biomarcadores, dieta personalizada, nutrigenética, nutrigenômica e prevenção de doenças,modelos de estudo, regulação de testes genéticos, aspectos éticos e legais, desafios éticos em nutrigenética e nutrigenômica, realinhamento dos profissionais da saúde – Nutricionistas e Médicos e perspectivas.

-          Módulo 28. Nutrigenética em países em desenvolvimento, oportunidades, desafios e perspectivas.

 

Após  inscrição e efetivação da matrícula:

- 60 dias de acesso. Nesse período os alunos poderão acessar e assistir ao curso quantas vezes desejarem.

- 28 módulos de aula.

- 38 vídeos de aulas.

- Aproximadamente 26 horas de vídeos- aula.

20 a 60 minutos, que podem ser acessados no horário que for mais conveniente para cada aluno, os quais poderão participar das enquetes realizadas pelo palestrante e, através do chat ou e-mail, enviar suas dúvidas. Portanto, permitindo interatividade e compartilhamento de informações com o palestrante.

- 3 horas por semana de chat em tempo real, totalizando 24 horas no período de 60 dias.

- Fórum de discussão.

- Acesso ao conteúdo das aulas em PDF, mais de 1400 slides.

- Lista de artigos recomendados.

- Após conclusão: envio de certificado e recibo.

"O curso mais completo do Brasil.

A versão on-line também apresenta a vantagem da diminuição dos custos,  pois permite a eliminação dos gastos com deslocamento, estadia e alimentação, mantendo a interatividade com o palestrante. Também  permite que o aluno assista o curso no conforto do seu lar, ou no local que lhe for mais conveniente, no horário que lhe for mais adequado.

 

 

Investimento: R$320,00 para alunos de graduação e pós-graduação e R$370,00 para profisssionais.

 

Inscrições e Informações: http://www.multigene.net.br.

Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Tel: (014)  98155-0516(Tim),

99743-5794(Vivo), 99178-0650 (Claro) e 98823-1780 (Oi)

www.multigene.net.br

e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Datas do curso presencial em 2014

Mês

Rio de Janeiro

São Paulo e  Em Tempo Real

Janeiro

22 e 23

18 e 19

Fevereiro

12 e 13

15 e 16

Março

27 e 28

22  e  23

Abril

15 e 16

19 e 20

Maio

10 e 11

24 e 25

Junho

14 e 15

28 e 29

Julho

5 e 6

26 e 27

Agosto

16 e 17

23 e 24

Setembro

-

27 e 28

Outubro

18 e 19

-

Novembro

-

29 e 30

Dezembro

6 e 7

-

 

Investimento:

Categoria

Antecipado / Até 2 dias antes do inicio de cada curso

No Local

Alunos de

graduação e

pós-graduação

R$ 320,00

R$ 350,00

Profissionais

R$ 370,00

R$ 400

 

Além de ministrarmos cursos presenciais na Multigene, também disponibilizamos  cursos "in company", desde que haja o mínimo de dez inscrições e sejam cobertas as despesas de transporte, alimentação e estadia.

O curso só será ministrado se atingir o número mínimo de inscritos.

As inscrições só serão confirmadas mediante pagamento.

 

Responsável: Dr. Marcelo Sady Plácido Ladeira

Currículo resumido: Diretor Geral e Consultor Científico da Multigene; - Educação, Consultoria e Serviços em Genética Humana e Toxicológica, Farmacogenética e  Nutrigenômica; Orientador  e responsável pelas disciplinas Nutrigenômica e Farmacogenômica junto ao programa de pós-graduação em Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.   Concluiu doutorado em 2002 e Pós- doutorado em 2005 na área de  Genética, subárea: Genética Toxicológica e Humana. Suas linhas de pesquisa incluem Mutagênese, Carcinogênese Gástrica,  Genética Humana e Toxicológica, Genética de Microorganismos, Farmacogenética, Nutrigenômica e Patologia Toxicológica.

-> INSCREVA-SE JÁ